sexta-feira, 17 de março de 2017

AULA 03 - EUROPA OCIDENTAL e sua POPULAÇÃO.



Nas aulas anteriores trabalhamos alguns conceitos relacionados à demografia, e falamos que uma Nação nem sempre é reconhecida perante os Organismos Internacionais, como a ONU, por exemplo.
Na Europa temos a presença de uma grande diversidade étnica e cultural.
Algumas nações como os curdos (Observe abaixo no mapa os países onde há a influência dessa nação) ,  os bascos (Espanha), lapões (Lapônia), corsos ( na França), Tibetanos (China) e os sicilianos (Itália)  não têm o reconhecimento da sua soberania; mas conservam suas identidades culturais dessas nações através do idioma que cada qual conserva entre eles.
cerca de 60 línguas que são faladas atualmente na Europa, mas apenas algumas são consideradas como línguas oficiais.



 



Os países da Europa Ocidental são bastante populosos, mas a população encontra-se  mal distribuída no continente. No mapa p.21 observem a densidade demográfica  na Europa Ocidental e na tabela à direita a densidade demográfica de algumas cidades da Europa Ocidental.
A Europa Ocidental apresenta 5 países com maior IDH do planeta, o que mostra a elevada qualidade de vida dessas populações nesses países. Os países investem muito nos setores da Educação, Saúde e Infraestrutura.
Esses países apresentam baixas taxas de analfabetismo, mortalidade infantil e elevada expectativa de vida entre os idosos europeus.
E em razão da elevada renda per capita, distribuição de renda, e os habitantes desse continente desfrutarem de alto poder aquisitivo, melhores condições de lazer, alimentação e principalmente boa moradia.
Veja na tabela p.22 os exemplos de investimentos em educação em alguns países pelo mundo - ref. Ano 2012          
                                          


     D= População
              Área


No continente europeu, mesmo apresentando elevado nível de desenvolvimento econômico e tecnológico, há países com nível de desenvolvimento diferenciado, o que nós chamamos de hierarquia entre os países às características históricas, políticas e econômicas como explicado em sala de aula.

Países de desenvolvimento elevado: Reino Unido, França, Alemanha e Itália.
Países de desenvolvimento intermediário: Portugal e Grécia.
Países de desenvolvimento fraco: países do leste europeu, como a Romênia, Albânia; e os da região do Cáucaso, Armênia e a Geórgia   

Então, as Indústrias desses países também apresentam níveis de desenvolvimento diferenciados.


Leia o texto: Os problemas sociais presentes na Europa ocidental  (p.23)

  A Europa apresenta um número grande de países com baixas taxas de crescimento populacional negativo, Alemanha e Itália, são países marcados com essas características; que é registrado quando o país tem taxas de natalidades inferiores à de mortalidade, geralmente ocorre em países que apresentam níveis de desenvolvimento socioeconômico elevado. Mas isso, com o passar dos anos pode tornar-se um problema quanto à falência do sistema previdenciário, e a diminuição de jovens inseridos no mercado de trabalho o que chamamos de (PEA) - População Economicamente Ativa - , de um país. Mas isso, hoje tem causado muita polêmica porque muitos desses países estão envolvidos em escândalos de corrupção e a má administração dos recursos públicos direcionados aos diversos setores deficitários da sociedade como a Educação, Saúde Pública, Saneamento Básico, etc. Assunto bem pertinente ao nosso país, o Brasil, que está prestes a passar por essa Reforma da Previdência, e em contrapartida imerso nos mais diversos problemas sociais e escândalos de corrupção e operações policiais investigativas, entre eles, o mais recente o escândalo da Lava Jato, com réus sentenciados e condenados, e outros sendo investigados em andamento de processos.

   Os países europeus mais desenvolvidos apresentam uma pirâmide etária de um país maduro (desenvolvido) como a mostrado no mapa do livro ( P.25 que é a da Holanda - 2015 ) observe e compare com a que é mostrada abaixo, que representa o modelo de pirâmide etária de um país jovem (país em desenvolvimento), o Gabão no continente africano.
    
 Resultado de imagem para piramide etaria

  Comparando essa pirâmide etária do Gabão, com a da Holanda; quais são as diferenças? 


 Alguns países da Europa vem adotando políticas públicas diferentes para evitar a queda da taxa de natalidade.  Leia o texto da página 26.

 Você acha importante esse incentivo do governo? Por quê?   

 Alguns dos principais fatores da baixa natalidade europeia:

 > diminuição dos casamentos precoces;
 > aumento das despesas com a criação dos filhos;
 > os métodos contraceptivos e o planejamento familiar, a inserção da mulher,       cada vez maior, no mercado de trabalho;
    


  OS  FLUXOS  MIGRATÓRIOS  PARA  A  EUROPA  

  Conforme a matéria comentada em sala de aula, sobre os problemas que alguns países vêm enfrentando atualmente, conflitos internos, desemprego em massa, perseguições étnicas, políticas e religiosas, pobreza, opressão governamental nos mais diversos setores no que podemos entender como déficits em moradia, saúde, educação, enfim problemas que não acontecem somente nesse continente; são motivos de EMIGRAÇÃO > saída de seu país de origem.
  Até o ano de 2000, a Europa já tinha recebido mais de 30 milhões de imigrantes.  
  Os principais países europeus receptores foram: A Alemanha, a Itália, o Reino Unido, a França, a Grécia, a Espanha e Países Baixos.
  A IMIGRAÇÃO > chegada a um outro país; por exemplo, os povos europeus que chegaram ao Brasil com o término da 2ª Guerra Mundial, eles chegaram na condição de imigrantes. E o inverso, ou seja, um brasileiro que sai do país para morar na Inglaterra, ele EMIGRA (sai do país) e também chega como imigrante na Inglaterra.
  O mapa abaixo mostra o grande número de imigrantes que a Europa vem recebendo das diversas partes do mundo.


 Resultado de imagem para fluxos migratorios para a europa livro 9 ano projeto araribá 


  Essas pessoas saem do seu país de origem em busca de melhores salários, oportunidade de emprego, e acesso a serviços públicos como saúde, educação e moradia popular; muitas vezes não encontradas em seu país de origem.


 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.